Certamente você já deve ter se deparado com algum pacote de viagem ou reportagem que abrangia o Filó de Vila Flores e se perguntado o que de fato essa experiência propõe. Vamos te apresentar um pouco mais, mas antes de tudo ressaltamos que essa experiência precisa ser vivida para que de fato tudo faça sentido.
A palavra "filó" tem como significado os encontros e reuniões que eram realizados antigamente pelos italianos. Cada pessoa que participava preparava algum prato e levava para o Filó, fazendo com que todos pudessem se alimentar - a época não era fácil e a comida, muitas vezes, era escassa. Além da alimentação, o filó proporcionava a ALEGRIA de viver em comunhão, conversar, rir por coisas simples, fazer uma oração, agradecer as coisas boas do dia e celebrar a amizade e os laços afetivos.
Com o passar do tempo muitas das tradições se perderam, mas em Vila Flores este encontro de alegria está vivo até hoje fazendo com que turistas de todos os lugares queiram conhecer! É a união de muitos descentes de italianos que viveram ou tiverem parentes que viveram o processo da imigração para o Sul e podem contar, de maneira repleta de detalhes, toda a história da formação de nosso Estado.
O município de Vila Flores fica situado na Serra Gaúcha em uma região conhecida como a "Terra da Longevidade", entre Veranópolis e Nova Prata - passando Bento Gonçalves. Na faixa já é possível identificar onde é feito o Filó: numa casa de construção antiga, com estrutura de madeira e porão de material, retratando a arquitetura típica italiana. Ali você é recepcionado por algumas das pessoas que fazem parte do Filó e receberá um delicioso grostoli para começar a sentir o gostinho do que espera você.
A noite se inicia com uma apresentação cultural única que apresenta toda a história da formação da cidade e da região, citando como foi a vinda dos italianos para a "América". É impossível não se emocionar! Você vai se sentir parte da história em meio as risadas, piadas, choros, histórias tristes e demonstrações das rezas igual aos tempos passados.
Durante toda a apresentação, em outra parte da casa, uma nona está preparando a polenta que será servida. O cardápio é farto: polenta com molho, bolos, cucas, foces, queijos, salames e muito vinho e suco de uva! Igual ao Filó antigo!
Se você já tem certeza que precisa conhecer tudo isso saiba que o melhor ainda está por vir: a noite é encerrada com muita dança, brincadeiras típicas e risadas garantidas!
Não deixe de prestigiar essa experiência feita com muita dedicação, respeito e amor!
Comments